quinta-feira, 18 de março de 2010

TURNOS E STRESS CUMULATIVO

Profissionais de saúde são os mais afectados pelo suicídio em Portugal
Hoje
Os médicos, enfermeiros e psiquiatras são as profissões mais afectadas pelo suicídio no nosso País. Nas estatísticas - quer nacionais quer internacionais - são exactamente os profissionais de saúde os mais referidos como sendo vítimas de uma situação de pressão tal que em muitos casos degenera em suicídio.
"As profissões que normalmente são referidas, segundo o meu conhecimento, são as ligadas à saúde", explica Catarina Vidigal, médica psiquiatra, em declarações ao DN.
Sendo que também se têm registado muitos casos de suicídio na área da segurança. "A maioria são polícias", explica a médica Graça Meireles. "Mas nestes casos é mais pela falta de condições de trabalho que muitos destes profissionais enfrentam", conclui a médica.
Porém, segundo Catarina Vidigal explicou, 95% dos casos de suicídio devem-se "a doenças psiquiátricas como a esquizofrenia, depressão ou ainda a abusos de estupefacientes".
Por isso não se pode estabelecer uma relação de causa/efeito entre o suicídio e o exercício de determinadas profissionais. "No caso dos professores também têm vindo a aumentar os casos de suicídio", conclui.
Segundo um estudo inglês, da Health and Safety Executive, de 2003, os médicos, enfermeiros, polícias, investidores na bolsa, controladores de tráfego aéreo e professores ocupam os primeiros lugares de profissões geradoras de stress. Maria Antónia Frasquilho, psiquiatra, defende que a doença psiquiátrica em médicos tem uma prevalência superior à da população em geral - 47% têm um rastreio positivo para doença mental lata e 29% sintomas clínicos de depressão. O mesmo estudo defende que a taxa de suicídio é mais elevada nos médicos do que na população em geral.
Os suicídios representam 38% das mortes prematuras nos médicos e são quatro vezes superiores nas mulheres. Aliás, os suicídios em médicas são superiores aos existentes em qualquer outro grupo profissional. Sendo que 14% dependem dos tóxicos ou abusam do álcool. F. A. S. extraído da imprensa diária

Sem comentários:

Enviar um comentário